domingo, 15 de julho de 2007

Salpicos


Podem vir de mergulhos toscos embrulhados em coragem e de pézinhos frios, sacudidos ao colo, embrulhados em toalhas de gargalhadas e braços seguros pela fragilidade e pureza de quem se transporta, chinelinhos de plástico coloridos esquecidos pela relva como pincéis que dormem. Também salpicos de lágrimas, dói-dóis que passam com beijos - as vespas não gostam de brincar e ninguém sabe porquê e matrecos só com bolas que não caibam na baliza para nunca ninguém perder, mesmo quando somos todos do Benfica. Os beijos, claro, lambuzados de chocolate e os legumes precisam sempre de ajuda e batota para saírem todos do prato, em salpicos de boa vontade, para o prato de qualquer tia vegetariana que se preze. Salpicam-se os abraços - bons demais - com tinta de sorrisos e o amor escondido ou envergonhado ou temeroso (são tantas as cores do amor) salta quando menos se espera, enquanto os caracóis sobem as paredes mais depressa que os anos a passar.

Cuidemos das nossas crianças, dos nossos professores de vida, dos nossos sorrisos, dos nossos companheiros de armas mais persistentes, dos nossos idealistas mais puros. A revolução terá que passar por aqui: combater os maus-tratos, denunciar os abusos, ser implacáveis com o desleixo e o abandono, cultivar sempre e muito o amor. Partilhar com eles as nossas dúvidas e escutar com seriedade as respostas. Não são extraterrestres nem habitantes dos solos, são gente e partilham o mundo connosco, são cidadãos de pleno direito, só mais frágeis fisicamente e talvez nas emoções por andarem há menos tempo na estrada. Salpicos de um mar de humanidade cheio de vida e vezes a mais com amor em déficit, merecem tudo, igualdade de oportunidades começa por ali, pelo início. Na direcção que quiserem escolher, sempre, com um sorriso.
-
P.S. - Nas passadas duas semanas tive contacto de perto com situações de maus tratos infantis. Só encontro uma explicação para semelhantes situações: doença psiquiátrica grave dos adultos que os praticam e que devem ser imediatamente internados ou maldade que requer extradição da raça humana... Lembro por isso os seguintes recursos: APAV e SOS Criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário