quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Elefante na sala


Está um elefante na sala e todos disfarçam. O mundo tem faces mais podres que uma maçã deixada numa rua de Lisboa a rolar em dia de calor, Agosto recém-chegado. Como estou de férias vi hoje dois noticiários e alguma publicidade pelo meio - interessa-me a publicidade. Não distingui bem os noticiários da publicidade, nos dois casos se vende uma verdade que não corresponde ao meu conceito, o meu alarme tocou, tudo era deslocado. motivações, temas, prioridades. Palavras como morte, guerra, fome, discriminação, violência, prepotência, serão alguma vez passíveis de eufemismo? Voltei a este universo onde se escreve o que se pensa e o que se sente, tenho sono e apetece-me lembrar que as forças se procuram quando menos esperança se tem e que nunca se deve desistir. Aproveitar a pausa e retemperar forças e argumentos. Aproveitar sabedoria e incentivo. Não se esqueçam de me acordar quando a paz chegar. E a verdade, a honestidade, a tolerância, a humanidade. Porque são sonhos legítimos, ou não deveremos desejar o óbvio?

"Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,

calai-vos, que pode o povo

qu'rer um mundo novo a sério."


António Aleixo

Sem comentários:

Enviar um comentário