domingo, 10 de fevereiro de 2008

Semanas sérias

Há semanas que começam como pessoas crescidas a acordar: com horas certas, o cabelo penteado, com uma eventual gravata, sem sorrisos - mesmo sérias - e nos preocupam com tantos formalismos e imposições. Há semanas doces, há semanas cultas, há semanas mais ou menos. Há semanas em que nos sentimos fracos, outras em que mudamos o mundo de lugar.

Não sei como vai ser a minha. Penso em demasiadas coisas de uma só vez. Na semana complicada (há semanas tristemente interessadas em Pessimismo) que passou. Na semana que se aproxima em saltos de coelho branco atrasado e que travo a perguntar pelo sorriso, como se um passe para entrar na minha vida.

Tenho que me deitar às 10:30: organizo o impossível em meu redor. Pior seria se tentasse organizar o pensamento. Há 41 anos que evito semelhante actividade e não a recomendo a ninguém. Vejo materiais de apoio que devo levar amanhã para Lisboa, também ficheiros que devo gravar, olho para as janelas abertas durante o dia no meu écran, releio conversas, centro-me na agenda e a semana salta como se se materializasse por antecipação, assombra-me, porque teremos a mania de viver no futuro como se um desejo nos deslumbrasse permanentemente e impedisse de ser felizes hoje?

Possivelmente porque temos consciência que queremos sorrir mais no dia seguinte, lutar bastante mais que no dia anterior, aprender infinitos, ler tudo o que nos aparecer, viver tudo, entrar em todas as brigas, dar todos os beijos, ser íntegros. Melhor levar o mundo no peito para a terra dos sonhos porque precisamos de ser muito egoístas para ser felizes hoje com tudo o que há a fazer para sorrir.


É que, mesmo nas semanas sérias, sobretudo nas semanas sérias, não faz sentido sorrir sózinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário