quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

As pessoas crescidas

António Lobo Antunes nasceu em Lisboa em 1942. Licenciou-se em Medicina, tirando mais tarde a especialidade de Psiquiatria. Tem-se dedicado-se à prática médica e à escrita de várias obras. Ganhou o Grande Prémio APE em 1985 com o romance Auto dos Danados e em 2000 com o romance Exortação aos Crocodilos, tendo sido várias vezes proposto para o Prémio Nobel da Literatura. É um dos escritores portugueses mais traduzidos, em especial nos países do norte da Europa. Para mim, é uma maravilha de pessoa, que se sente na escrita, que se lê com a alma. Tenho alguns dos seus livros. Li outros na Biblioteca perto de minha casa. E é O autor português com que mais me identifico, em que reencontro toda a magia da infância, todo o saudosismo do passado numa beleza de palavras exactas e doces, num corropio de sensações em me reencontro e que me faz bem. Diverso, na sua produção, tem muito de autobiográfico nas suas crónicas, muito ternurentas, muito de intervenção e observação social, muito de dramático e profundo nalgumas obras particularmente tocantes e absorventes (Os Cus de Judas, Que Farei Quando Tudo Arde?). Fica um excerto delicioso para abrir o apetite a quem não conheça e em jeito de homenagem, porque é um dos meus preferidos. Obrigado por escrever tanto e tão bem. Não sei se receberá um prémio Nobel, mas fez tanto pela literatura portuguesa que só lhe podemos estar muito gratos. Obrigado, António Lobo Antunes.

"As pessoas crescidas fui-as conhecendo de baixo para cima à medida que a minha idade ia subindo em centímetros, marcados na parede pelo lápis da mãe. Primeiro eram apenas sapatos, por vezes descobertos sob a cama, enormes, sem pé dentro, e logo calçados por mim para caminhar pela casa, erguendo as pernas como um escafandrista, num estrondo imenso de solas. (...) Ao chegar à altura da toalha aprendi a distinguir os adultos uns dos outros pelos remédios entre o guardanapo e o copo: as gotas da avó, os xaropes do avô, as várias cores dos comprimidos das tias, as caixinhas de prata das pastilhas dos primos, o vaporizador da asma do padrinho que ele recebia abrindo as mandíbulas numa ansiedade de cherne. (...) Já capaz pelo meu tamanho de lhes olhar para a cara, o que mais me surpreendia neles era a sua estranha indiferença perante as duas únicas coisas verdadeiramente importantes do mundo: os bichos-da-seda e os guarda-chuvas de chocolate. (...) Nunca percebi quando se deixa de ser pequeno para se passar a ser crescido. Provavelmente quando substituímos os guarda-chuvas de chocolate por bifes tártaros. Provavelmente quando começamos a gostar de tomar duche. Provavelmente quando cessamos de ter medo do escuro. Provavelmente quando nos tornamos tristes."


Sem comentários:

Enviar um comentário