terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Medos divertidos ou como se faz uma tese em ciências humanas


-
Até que é divertido, apesar dos esforços para me manter séria no caos e estar agradecida a Umberto Eco por conjugar a imaginação com o pragmatismo... Todos nos queixamos de stress, mas funcionamos bem em esforço. As Alices caem pelos poços abaixo e perseguem coelhinhos com ou sem relógio porque estão paradas há tempo demais, os livros têm bonecos a menos e as grinaldas de margaridas são demasiado certas e previsíveis. Claro, os poços não precisam de ser tão fundos nem tão assustadores, mas até encontramos factores de distracção nas prateleiras e no fim, quem sabe, um frasco de doce ou rosas brancas para defender de monarquias insanas.
-

-

Olho para o que me cerca e vejo fontes e teoria, um computador, uma chávena de café, um maço de tabaco longamente esvaziado pelo dia fora, a coragem nas ruas da amargura e sem GPS, numa fuga cobarde, alarmada pela proximidade da almofada que hoje vencerá, certamente, a batalha.

-

-

As fontes, pois que fiz o curso de História - embora a família me quisesse em Direito - são para ler com lucidez, os nossos olhos a procurar cirurgicamente, despudoradamente, o que queremos ver (sempre me irritaram historiadores pretensiosamente ou inconscientemente imparciais).

-

-

A teoria, essa, é fascinante demais, droga viciante, alucinogénio para espíritos menos sãos como o meu, com vontade de viver muitas vidas para aprender muito, desaprender tudo e construir sobre todas as grelhas encontradas, ainda assim, não sendo certamente capaz de perceber o suficiente para ter a pertinência de questionar mais que uma criança que se olha a um espelho pela primeira vez.
-

-

Em suma, perdoem-me o desabafo, devo confessar que fazer uma tese nunca me pareceu tão difícil. Escrevo compulsivamente e tenho problemas disciplinares, sinto-me sobrecarregada com sombras que são sonhos, flutuo entre o dever e o devir, não sei, certamente, o melhor caminho, mas continuo a caminhar. Afinal, trabalho com o conceito de diferença, estudo o conceito de diferença e não gosto de rotinas nem de rebanhos. Criar é bom, mesmo que seja ilusório. Diferir de nós, criar rupturas e questões que nos construam e arrasem. Noites de sono perdidas, olhos vermelhos de ler, tapete vermelho na farmácia quando vamos comprar ainda mais aspirinas. Vale a pena correr riscos? Sempre. E sorrio. Porque escrevo em distracção enquanto estudo. E quando não se olha tudo fica mais claro. Como na frase que me salta agora do livro que tenho aberto ao lado do teclado...

-
"It is because writing is inaugural, in the fresh sense of the word, that it is dangerous and anguishing."
-


Jacques Derrida, Writing and Difference

Sem comentários:

Enviar um comentário