sexta-feira, 25 de maio de 2007

"Vou p'ro Porto"

Ganharam o campeonato, ganharam a AJUTEC. Daí certamente a Quinta das Lágrimas, de Coimbra para cima só há dragões...

Que fazer? Que remédio? Obviamente estou a brincar. Tenho muitos e bons amigos no Porto. Estarei lá no domingo, sem fitas e com gosto (prometo não dar cabo do Barata, se o encontrar). Quem passa por estas portas sabe que trabalho e estudo nas áreas da acessibilidade e dos direitos humanos. Alguém que precise de informações nesta área (algumas já levo na agenda, não me esqueço, trust me) tem o meu email à disposição. A Águia de Carnaxide trará o que puder, mesmo sem título...

A AJUTEC é a maior reunião de associações privadas, organismos públicos e representantes nacionais e estrangeiros de soluções para comunicação aumentativa e de soluções técnicas e tecnológicas adaptadas à variedade de seres humanos que existem. Eu sou míope e fotossensível, por exemplo, e alterno entre lentes apropriadas e óculos graduados com filtro. Não conheço duas pessoas iguais. Conheço algumas que precisam de soluções mais complexas para o seu bem estar e autonomia. Conheço outras que se dizem "normais" (um conceito que, a bem dizer, não concebo) e que julgam não precisar de nada e ser invencíveis em nome de uma qualquer razão que desconheço (medo de ser gente, possivelmente), Titanics sociais e políticos que fazem muito mal nos seus discursos, atitudes e medidas discriminatórias.


Convém estar informado. Além de todos sermos diferentes, como se a humanidade fosse uma bonita caixa de smarties, todos somos diferentes todos os dias e a vida não passa por nós impunemente. Há lesões sensoriais e motoras que nos acompanham desde o nascimento. Outras são mais graves, do domínio da patologia, degenerativas, e devem ser estudadas para prevenir a sua evolução negativa e garantir o bem estar dos seus portadores. Existem ainda outras que se encaminham para nós em qualquer momento. Como uma cicatriz. Estigmatizados, mais tarde ou mais cedo? Não me parece. Antes provas vivas de vida e de diferença. Felizmente, a tecnologia não é só nuclear, obrigado, e os criadores de soluções de bem estar são hábeis.


Não estamos no domínio da ficção, quantos de vós conhecem software e hardware que ultrapassam ausências sensoriais e motoras profundas? Embora em modo de trabalho árduo - haverá outro? - estarei no Porto no Domingo. Fica a oferta. O meu mail está no meu profile. Disponha quem precise ou quem, simplesmente, se interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário