sábado, 14 de outubro de 2006

Panquecas


Enveredando pela culinária - que diga-se em abono da verdade, não é o meu forte - necessito de falar de panquecas.
É simples, basta ter uma casa de que várias pessoas têm a chave, outras tantas entrada franca, gerações e culturas diversas, ambiente acolhedor e informal. Todos devem sempre ter um sorriso e saber a localização dos copos, chávenas e máquina do café (no mínimo). Podem ser pequeninos e vir estudar para os testes da próxima semana, mesmo que a Maria goste mais de lhes contar histórias que tirar dúvidas de gramática (gosto ainda menos de regras que de cozinha...). Podem ser grandes que vêm buscar os pequeninos. Podem ser amigos que entraram para trabalhar. Podem ser pessoas que trazem dores e feridas e sorrisos e abraços e frigideiras o os ovos que faltavam e boa conversa de tudo e de nada. Podem ser onze de cada vez ou mais, trazer três cães consigo. Pessoas q.b., portanto, venham mais cinco. Podem falar russo, língua gestual portuguesa, português, podem até, só, sorrir. A mesa põe-se rapidamente porque cada pessoa sabe levar e trazer tudo para onde houver ou se criar o espaço. As panquecas, essas, só o Gustavinho, que eu não as sei virar e aquele rapaz tem dons inimagináveis!
Depois lê-se (História da Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar), fala-se, toma-se café ou leite conforme as idades, comem-se as ditas panquecas (pois, sim, devia ter começado por aí, leite, farinha, e ovos, vejam no google) com o que houver (compota da mãe Margarida, por exemplo). Claro, lá fica um bocado de gramática por estudar apesar de tudo, que interessam os determinantes perto das gargalhadas, cultura é também vivência de grupo, grupos abertos, tribos, sim, mas que se toquem em paz. Coexistir? Evidentemente (também podem entrar académicos, se gostarem o suficiente de panquecas e não se importarem de lavar os pratos no fim).
E é que não gosto mesmo de cozinha, mas por pessoas, digo-vos, sou apaixonada. Até porque "too much silence makes a mighty noise..." Shakespeare devia gostar, certamente, de panquecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário