quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Speacker's Corner


Marx, Engels, Lenine, Orwell, até o corpo de Cromwell já lá estiveram, como podemos estar todos em Hyde Park, no Speacker's corner e falar introspectivamente ou para o mundo, ao sol ou à chuva, sobre tudo (sobretudo) o que sintamos que sim.
Liberdade de expressão procura-se desde que os homens são homens. Sempre houve mais fracos e mais fortes, manipuláveis, manipuladores, gestores e geridos. Escapes de pão e circo, como esta fantasia que tudo podemos dizer. Claro que podemos, sobretudo se satisfizermos o ego e for tão inconsequente que em nada abale a forma como gira o planeta. E agora?
Já devíamos saber mais que isto, que quem tem a informação tem o poder, a subsistência da mente livre é difícil, na totalidade, impossível, procuramos, apenas, ter consciência que gritar nem sempre é a melhor solução, agir em silêncio pode mudar algo de forma mais discreta e eficaz. Mas com tantas lutas em que nos envolvemos no dia-a-dia, com tantas causas que nos dizem, de forma mais ou menos directa, respeito, de vez em quando é bom puxar um banquinho e, como Mafalda, fazer apelos à paz.
Como neste speacker's corner virtual em que escrevo os meus gritos ou descrevo o meu esbracejar diário em direcção, espero, a um mundo que seja consciente sem perder a capacidade de sonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário